domingo, setembro 24, 2006

Comissão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Como sabem, termina este mês de Setembro o mandato da anterior Comissão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, como tal estão abertas as candidaturas para organização da comissão futura, por força das alterações legislativas e porque no passado não havia regulamentação específica sobre a matéria da constituição e organização das referidas comissões, serve este texto para informar os possíveis interessados em concorrer e organizar uma equipa de como e pode fazê-lo!

Sabendo nós que esta matéria continua na agenda principal da nossa empresa e é um dos objectivos estratégicos, seria de todo interessante que aparecessem bastantes candidaturas, este assunto é do interesse geral de todos nós.

A saber:

- CSHST é dentro de uma Organização (empresa) a voz dos trabalhadores no que se refere à SHST. Esta Comissão tem como objectivo representar os trabalhadores em relação aos seus direitos e obrigações no âmbito da SHST, por esse motivo deve ser um canal de comunicação aberto.


Sendo a CSHST a representante dos trabalhadores deve existir também um representante da Organização para as questões de SHST, devendo ser a Direcção ou quem a represente (Responsável pelos Serviços de SHST).


Existem um conjunto de regras que têm de ter em conta para a constituição da CSHST, são elas:
Na Lei n.º 99/2003 de 27/08:
- N.º de Representantes dos trabalhadores – n.º4 do Art.º 277º


Na Lei n.º 35/2004 de 29/07:
- Promoção da Eleição – Art.º 266º;

- Publicidade - Art.º 267º;- Comissão Eleitoral - Art.º 268º;

- Competência e funcionamento da Comissão Eleitoral - Art.º 269º;

- Caderno Eleitoral - Art.º 270º;

- Reclamações - Art.º 271º ;- Listas - Art.º 272º ;- Boletins de voto e urnas – Art.º 273º;

- Secções de voto – Art.º 274º;- Acto Eleitoral – Art.º 275º;

- Apuramento do Acto Eleitora – Art.º 276º;- Acta – Art.º 277º;

- Publicidade do Resultado da Eleição – Art.º 278º;

- Inicio das actividade – Art.º 279º.
Os serviços competentes do ministério pela área laboral é à data Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento (DGEEP), sendo este responsável pelas publicações do Boletim de Trabalho e Emprego (BTE).


Os Representantes dos Trabalhadores para a SHST são eleitos pelos trabalhadores por voto directo e secreto, segundo o principio da representação pelo método de Hondt.


Os Representantes dos Trabalhadores para a SHST têm um conjunto de direito e deveres constantes nos Artigos 280º a 289º da Lei n.º 35/2004 de 29/7.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Carro do Futuro - Acabion GTBO 36

O Acabion, recentemente apresentado num salão do automóvel, é uma obra-prima de tecnologia e de desenho. Este carro aparentemente saído de algum filme de ficção científica, é na sua totalidade contruído à mão, por cada unidade existe um único operário responsável e demora dois anos a produzir uma unidade e custa a módica quantia de 540.000 Euros (Quem falou em produtividade, e produtos cada vez mais baratos? ), a verdade é que o que é caro é que se vende, desde os carros aos relógios de mais de 5.000 Euros, tudo tem mercado!
Mas continuando a falar do Acabion este veículo atinge a velocidade de 450Km/ em 40 Segundos.
Motor : Híbrido:a) Quatro cilindros em linha a quatro tempos, procedente da Suzuki GSX-R 1300 e com turbo acrescentado. refrigerado a água. Quatro válvulas por cilindro. Potência máx. 360 cv a 9300 rpm. Alimentação: injecção electrónica. b) Motor eléctrico de 3Kw.
Transmissão: caixa eléctrica de 6 velocidades. Consumo: 4l/100km/h (autonomia: 2400 Km) - 6l/200Km/h e por aí fora...

Ver mais

quarta-feira, setembro 13, 2006

Tabaqueiras produzem cigarros que aumentam o vício


Segundo as conclusões do estudo, esse aumento do teor de nicotina potencia o vício e reduz o êxito das tentativas de desabituação. Os investigadores analisaram relatórios produzidos desde 1998 pelas tabaqueiras em que aparecem quantificadas as substâncias presentes nos ciga rros. Contudo, esses dados baseiam-se em máquinas que não simulam adequadamente o acto de fumar, por não taparem os orifícios de ventilação dos filtros, ao contrário do que fazem os fumadores quando os seguram entre os dedos ou na boca, assinala o estudo.Para suprir esse défice, o Departamento de Saúde Pública de Massachusetts concebeu um método de medição das substâncias dos cigarros que não tapasse os or ifícios. O novo sistema permitiu constatar que os índices de nicotina eram o dobro dos obtidos pelo método tradicional.Ao estudar desta forma a presença daquela substância, os investigadores ob servaram que ela aumentou a um ritmo crescente entre 1998 e 2004. Das 179 marcas de tabaco analisadas em 2004, 93 por cento tinham o nível máximo de nicotina permitido pelo Estado do Massachusetts, quando em 1998 esse nível foi alcançado por 84 por cento das 116 marcas então analisadas.Além disso, o conteúdo de nicotina não variou em função das variedades "full flavour", "médium", "light" ou "ultralight" comercializadas pelas marcas. De facto, entre as que chegaram aos níveis máximos em 2004 estavam 59 "light" e 14 "ultralight".Segundo o "Washington Post", estes aumentos foram especialmente observados nas marcas mais compradas por menores e determinadas minorias. Entre elas estav am a "Marlboro", a "Camel" e a "Newport", populares entre os jovens, ou a "Kool" , de cigarros mentolados muito procurados pela população afro-americana. Do lado das tabaqueiras, e após um recente processo contra elas, foi decidido não fazer declarações à imprensa. Duas delas, a "RJ Reynolds" (responsável pela "Camel" e a "Kool") e a "Lorillard Tobacco Co.", decidiram mesmo cancelar temporariamente as suas páginas na Internet.
(Jornal 24Horas edição 13-09-2006)

domingo, setembro 03, 2006

Ficoapanhados 2


Antes era uma, como se verifica na imagem em baixo, agora já são duas, será que aínda se juntará uma terçeira?